segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Novos Projectos na Gestão das Águas

A utilização racional e inteligente da água afigura-se um grande desafio para uma Cidade como o Funchal.
Para além das grandes obras que a vereação Social Democrata da Câmara Municipal do Funchal lançou nestes últimos anos tendo em vista a renovação das antigas redes de distribuição de água ao domicílio, está já em curso no terreno a execução do projecto de instalação de água de rega sob pressão, que irá possibilitar aos munícipes que residam nas áreas que gradualmente serão cobertas por este sistema, a utilização de água não potável para a rega dos seus jardins, gestão de áreas comuns de condomínio, lavagens de arruamentos internos, garagens, etc. É o caso da área residencial das novas Avenidas do Amparo e futuramente toda a área abrangida pelo Plano de Urbanização da Praia Formosa.
Em paralelo, estas novas redes vão permitir que de futuro as edificações estejam equipadas com redes duais internas, porque não faz sentido algum que se continue a utilizar nas instalações sanitárias e pontos de água para lavagens, água potável tratada. O Funchal, mais uma vez, será cidade pioneira no País ao concretizar este sistema inovador e ecológico, antecipando-
-se ao futuro.
O mesmo sistema deverá ser também instalado em breve (a partir de 2010), no sector oriental da Cidade, quando se proceder às grandes obras de lançamento de novas redes de águas e saneamento básico numa vasta zona delimitada pela Rua da Rochinha a Oeste, a Norte pela Rua Visconde Cacongo, a Sul pela Rua Bela São Tiago e a Este pela Ribeira do Lazareto.

1 comentário:

  1. Excelente ideia...Esta iniciativa possibilita a "reutilização" de parte da água que corre nas ribeiras (cujo destino seria o mar) e reduzir o "esbanjar" de água potável. Se adicionalmente, nas situações onde é necessário o bombeamento de água das ribeiras, se recorrer a energias renováveis (solar fotovoltaico), temos a “cereja no topo do bolo”. Já existiam sistemas no mercado que possibilitavam "armazenar" a água das chuvas para posteriormente a utilizar na rega de jardins, descargas de sanitas, máquinas de lavar roupa, lavar carros...Contudo, poucas pessoas têm estes sistemas nas suas habitações, muitas por desconhecimento e outras porque não os podem integrar. Assim, com esta grande iniciativa da CMF, qualquer pessoa (num futuro que se espera próximo) poderá estar a contribuir activamente para a redução do consumo de água potável e para a manutenção de um Funchal pleno de qualidade ambiental.

    ResponderEliminar