quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Funchal Cidade Florida

Miguel Albuquerque atribuiu prémios do 12º Concurso “Funchal-Cidade Florida”



A Câmara Municipal do Funchal vai realizar, na próxima Primavera, fazendo coincidir com a Festa da Flor, uma grande exposição de todos os prémios atribuídos nos últimos 12 anos aos que participaram no curso “Funchal-Cidade Florida”, a qual deverá realizar-se nas placas centrais da Avenida Arriaga. A ideia foi avançada ontem pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal na entrega dos prémios do 12º concurso da mesma iniciativa, cerimónia que decorreu no Parque de Santa Catarina.
Acompanhado do vereador do Ambiente, Miguel Albuquerque dirigiu algumas palavras aos presentes nesta iniciativa, tendo agradecido a participação «muito elevada de munícipes na manutenção dos espaços anexos às suas residências».
«Estou a falar concretamente do sucesso que tem sido a intervenção a nível, quer das hortas urbanas, quer da recuperação dos espaços verdes dos bairros sociais», apontou o autarca do Funchal.
Miguel Albuquerque afirmou que muitos dos bairros sociais têm arranjos muito mais qualificados do que a maioria das habitações colectivas. José Barbosa (horta municipal da Azinhaga da Nazaré e Fernanda Rodrigues (Quinta Falcão) ganharam o primeiro prémio neste 12º Concurso Funchal-Cidade Florida. Em segundo lugar, fciaram João Ferreira (horta municipal do Avista Navios) e José Nunes (Bairro da Nazaré).
Em terceiro lugar, ficaram Micaela Nunes (Conjunto Habitacional do Pico dos Barcelos) e José Spínola (hortas municipais da Azinhaga da Nazaré).
Ao nível da conservação das margens de estrada e dos espaços em torno dos postos de combustível, refira-se que Maria Conceição da Silva e Madeira Magic receberam o galardão de qualidade.
Na habitação social e colectiva, o primeiro prémio foi para o Conjunto Habitacional do Pilar, o segundo prémio para José de Aveiro do Bairro da Ajuda e o terceiro prémio para Ana Maria Silva do Conjunto Habitacional Pico dos Barcelos.
Refira-se que este ano, o concurso contou com 46 concorrentes: dois na modalidade de grandes jardins públicos, 25 na modalidade de hortas urbanas, três na modalidade de margens de estradas e ribeiros e 16 na modalidade da habitação social e colectiva.
A Rua 5 de Outubro, o estacionamento do Jardim Botânico, os Largos da Paz, António Nobre e Severiano Ferraz foram alguns dos exemplos em que houve intervenção ao nível da ajardinagem.




Carla Ribeiro


Publicado in Jornal da Madeira em 10 de Setembro 2009

1 comentário:

  1. Guilherme de Abreu Correia29 de setembro de 2009 às 09:59

    FUNCHAL – CIDADE FESTIVAL

    No Planeta és bela em Festival,
    Fazes lembrar a Mente Criadora
    Em incessante acção reveladora.
    Policroma e piro-musical,

    Nas enluaradas noites do Funchal,
    Poesia em justa acção concertadora
    – Fogos, luzes e música criadora,
    Pra Terra a beleza em Portugal!

    Cidade enamorada da beleza
    Do Paraíso, fonte de riqueza;
    És Cidade de Deus – obra genial!

    Funchal, urbe de fama universal,
    No Guinness Book estás em vastidão,
    Como no Madeirense Coração!

    POESIA de: GUILHERME DE ABREU CORREIA

    FUNCHAL DAS FLORES

    Ao passear pelo Funchal
    E a cidade contemplando,
    Eu vou-me rejubilando,
    Pela florida capital,

    Que mereceu galardão tal,
    Da Europa granjeando,
    Títulos simbolizando
    A beleza de Portugal!

    Eu subo à Encumeada,
    Dando um salto ao Porto Santo,
    Pra ver a ilha Dourada

    Pelo Criador criada.
    Pois eu vou em pensamento,
    Fora da Cidade Amada!

    POESIA de: GUILHERME DE ABREU CORREIA

    POESIAS PUBLICADAS NO “JORNAL DA MADEIRA” A 22/MARÇO/2008 NO DIA MUNDIAL DA POESIA

    ResponderEliminar