terça-feira, 1 de setembro de 2009

Aproximar o Munícipio dos seus Munícipes - E-Governement

O sucesso de funcionamento de uma autarquia passa por uma boa prestação do serviço público, de uma forma célere, eficiente e sempre que possível reduzindo os custos de funcionamento (de forma a privilegiar as verbas disponíveis para o Investimento). É neste sentido que temos vindo a trabalhar, seguindo as orientações estratégicas para a “Sociedade da Informação” e “E-Governement”.
Neste sentido, as Vereações Sociais Democratas na CMF definiram como objectivo prioritário aproximar o Município dos seus Munícipes. Para tal foi necessário proceder a uma reestruturação interna de forma a agilizar os procedimentos, designadamente a presença da CMF na Internet.
Através das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, procuramos formas de agilizar e tornar mais célere a prestação dos serviços camarários. Melhoramos a qualidade dos nossos serviços, tornando-os mais céleres em termos de eficiência organizacional e em conformidade com as boas práticas no atendimento ao público em geral. Foram estes os vectores propulsores da candidatura do Município ao programa “Madeira Digital”, cuja candidatura foi apresentada com três projectos (“Espaço Internet”; “Município Digital” e “Website”) co-financiados em 75% pelo POSI (“Programa Operacional da Sociedade de Informação”), hoje designado por “Programa Operacional da Sociedade de Conhecimento” (POSC).
O “Espaço Internet”, procura de uma forma simples e barata possibilitar a qualquer pessoa (inclusivamente pessoas com mobilidade reduzida) a utilização da Internet em espaço apropriado e com assistência de técnicos especializadas na área;
O “Município Digital”, visa a reestruturação e simplificação dos procedimentos da CMF, entre os diversos serviços internos, automatizando e interligando os fluxos de informação. Paralelamente adquirimos equipamento para a digitalização dos documentos que só existem em formato papel, permitindo que o sistema “Workflow” seja responsável pela tramitação da informação em formato electrónico, complementado por uma solução de Gestão Documental responsável por anexar os documentos digitalizados ao respectivo processo do Munícipe.
O “Portal da CMF”, através do endereço www.cm-funchal.pt, disponibiliza um website com uma estrutura de portais temáticos, para uma maior interactividade online com o Munícipe.
Nos últimos seis anos, a CMF investiu cerca de 6 Milhões de euros no Departamento Informático, incluindo novas instalações, e a construção de um moderno “Data Center”, o que demonstra bem a sua importância que conferimos a estas matérias.

Sem comentários:

Enviar um comentário