sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Políticas de Protecção Civil

As principais linhas de orientação das Vereações Sociais-democratas na Câmara Municipal do Funchal, relativamente ao sector da Protecção Civil e Bombeiros, têm sido:
• A análise de riscos e o respectivo planeamento deste importante sector;
• A melhoria das instalações e das condições de trabalho;
• A aquisição de novo equipamento;
• O incremento da formação profissional e a gestão das carreiras dos nossos bombeiros.

Relativamente ao primeiro ponto temos vindo a dar seguimento às competências legais que estão acometidas aos municípios, nomeadamente na emissão de parecer nos processos de licenciamento de edificações e estabelecimentos comerciais.
Iniciamos também os procedimentos para a elaboração da Carta de Riscos e de um novo Plano de Emergência Municipal do Funchal.

Em termos de instalações, a Câmara concluiu um ciclo de renovação e beneficiação dos dois quartéis (Bombeiros Municipais do Funchal e Voluntários Madeirenses), os quais encontram-se dotados de todas as condições operacionais e de dignidade para todos os homens e mulheres lá trabalham. Este investimento foi efectuado ao longo dos últimos três anos e totalizou cerca de 250.000 euros.

Uma outra linha estratégica foi a aquisição de novo equipamento, quer de viaturas, de equipamento informático e de equipamento de protecção individual.
Adquirimos neste mandato, um auto-comando, um auto-chefe, uma ambulância e um cisterna de 30.000 litros (gentilmente cedida por uma empresa petrolífera) e respectivo tractor.
Adquirimos também um reboque para catástrofes multi-vítimas, equipado com hospital de campanha para cerca de 50 pessoas e todo o equipamento de apoio, bem como reequipamos uma viatura para desencarceramento de pesados (viatura única na Região)

Contudo, o activo mais importante de qualquer organização são sempre os seus recursos humanos, pelo que queremos continuar a investir na formação contínua dos nossos bombeiros.

Demos também largos passos na gestão das carreiras dos bombeiros. A vereação social-democrata que agora termina o seu mandato empenhou-se no processo de promoção dos 126 elementos dos BMF, o que constituiu para nós motivo de orgulho pelos compromissos assumidos.
A todos os Bombeiros do Funchal (sem distinção entre voluntários e profissionais) prestamos sempre a nossa homenagem e manifestamos a nossa gratidão. Bem Hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário