sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Intervenção junto da população Menos Jovem

Com a população a envelhecer e o crescente aumento da esperança de vida, a corporização de soluções que ajudem os Menos Jovens a manterem-se activos tanto a nível pessoal como comunitário, tem sido uma prioridade das equipas lideradas por Miguel Albuquerque.
É através de políticas de apoio aos Menos Jovens que se reforça o bem estar e a qualidade de vida das populações integradas nestas faixas etárias.
A própria Organização Mundial de Saúde, no final do século XX, substituiu o conceito de “Envelhecimento Saudável” pelo “Envelhecimento Activo”.
A Vereação Social-democrata da Cidade do Funchal colocou ao serviço da população sete Ginásios Municipais e o propósito da criação do conceito de Menos Jovem, por oposição ao idoso/velho.
Os objectivos com estas políticas inovadoras e pioneiras foram e são um sucesso, manifesto no número de pessoas que aderiram, mais de 1800 munícipes.
Temos uma população envolvida na actividade física, mas também em projectos multidisciplinares que integram a componente física, a intelectual e recreativa, essenciais à realização pessoal.
Os nossos Menos Jovem, já interiorizaram que não existe uma idade para ser velho, existem sim comportamentos de risco que nos podem envelhecer para além da nossa idade biológica.
Diferentes propostas inerentes à actividade física, ao lazer, à formação e à ocupação do tempo livre têm sido, nos últimos anos, implementadas pelos ginásios municipais, iniciativa pioneira e de indiscutível sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário