sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Hortas Urbanas na Luís de Camões

Iniciativa da Câmara do Funchal tem sido um sucesso que já há listas de espera

O presidente da Câmara do Funchal, acompanhado pelo vereador do Ambiente procedeu, ontem, à distribuição de mais 40 lotes designados para Hortas Urbanas Municipais.
Estes lotes localizam-se entre a Avenida Luís de Camões, a Rua dos Ilhéus e a levada com o mesmo nome.
Na oportunidade, Miguel Albuquerque explicou que esta “é uma forma de humanizarmos a cidade, de conferir a estas pessoas que concorrem à atribuição destes lotes - cada um deles com cerca de 60 metros quadrados - a possibilidade de melhorarem o seu rendimento familiar, consumirem produtos de alta qualidade, fazerem algum exercício físico e contribuírem para o bem-estar emocional das pessoas”.
Ao mesmo tempo, “é, também, uma forma de dar ao Funchal um sentido de cidade humanizada”, adiantou.
Cada lote de terreno é devidamente estruturado com um abrigo para guardar alfaias, adubos e dar apoio às actividades agrícolas sendo completamente vedado e servido com ponto de água para rega fornecida pela levada dos Piornais.
O custo total desta iniciativa está orçado em 32.800 mil euros, o que inclui a desmatação, limpeza e separação do terreno bem como os abrigos, vedações e tubagem para rega.
No próximo dia 10 de Setembro, a autarquia vai atribuir mais 22 lotes, em São Martinho, o que eleva para 109 as hortas urbanas em funcionamento
A criação destas áreas agrícolas urbanas é uma ideia recente, que tem vindo a ter grande adesão por parte da população. Neste momento, a Câmara tem 160 inscrições. O objectivo é alargar o número de lotes de acordo com a disponibilidade e terrenos municipais.
Esta adesão, de acordo com o autarca, demonstra que esta “é uma política de sucesso, de encontro àquilo que nós pensamos que é uma vida urbana, não precisa ser uma vida stressant ou com falta de qualidade”.
Neste sentido, a norte do local vai surgir um parque urbano, conforme adiantou o presidente da Câmara, onde vão ser plantadas 20 árvores, vulgarmente designadas “chamas da floresta” que, com as suas flores cor de laranja e vermelho vão embelezar a cidade durante quase todo o ano
A ideia é tornar aquela zona arborizada, para complementar a zona das hortas da Avenida Luís de Camões, em termos de qualidade. No local vai, também, surgir um pequeno parque.



Élia Freitas

Publicado in Jornal da Madeira em 28 de Agosto de 2009

1 comentário:

  1. Dou os meus PARABENS pela iniciativa das " hortas municipais " e por todos os espaços verdes que têm sido criados...Espero que se mntenham como deve ser.....e que aproveitem todos os espaços para que se possa ter mais ainda uma cidade bonita...

    ResponderEliminar