quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Investimento no Parque Escolar

Cerca de 693 mil euros/ano na melhoria do parque escolar

«A Câmara Municipal e o Governo Regional têm feito, todos os anos, um grande investimento em novas escolas, feitas de raíz, como será a escola da Achada, que será inaugurada no dia 21 de Setembro e que vai substituir a Escola da Sé», para além de ter o regime a tempo inteiro, apontou Bruno Pereira. Da parte da autarquia, são gastos por ano cerca de 693 mil euros na melhoria do parque escolar do município, referiu ainda.


A Câmara Municipal do Funchal tem gasto cerca de 693 mil euros por ano na melhoria do parque escolar do município, de há 12 anos a esta parte, altura em que se iniciou a adaptação das escolas para o regime a tempo inteiro. As contas foram feitas ontem pelo vice-presidente da autarquia, na visita às obras de beneficiação da Escola EB 1 com PE de São Filipe, na freguesia de Santa Maria Maior, um investimento de 125.500 euros.
De acordo com o responsável, «a Câmara Municipal e o Governo Regional têm feito, todos os anos, um grande investimento em novas escolas, feitas de raíz, como será a escola da Achada, que será inaugurada no dia 21 de Setembro e que vai substituir a Escola da Sé», para além de ter o regime a tempo inteiro.
Nos próximos anos, estão programadas as construções da Escola do Imaculado Coração de Maria (já iniciada) e da Escola das Romeiras. «Findo este processo de construção destas três escolas, o concelho do Funchal ficará munido a 100 por cento no regime de escolas a tempo inteiro», garantiu Bruno Pereira, que destacou o facto desse trabalho ter sido feito num curto espaço de tempo, ou seja, em 12 anos em que esta possibilidade tem vindo a ser implementada nos estabelecimentos de ensino».
O vice-presidente da CMF lembrou ainda que, aos investimentos feitos na criação e melhoria de instalações de escolas, há toda uma série de gastos pela manutenção dos espaços, da responsabilidade da autarquia. «Se somarmos os trabalhos de manutenção com os trabalhos de grandes recuperações, a Câmara Municipal do Funchal gastou, nos últimos 12 anos, uma média anual de 693 mil euros. É uma verba avultada, por demais justificada e que vai de encontro à melhoria do parque escolar do Funchal.
O edil recordou ainda as obras em curso, com três empreitadas a decorrer este ano, na freguesia do Monte, na escola do Tanque, com a construção de um pólo desportivo, na escola do Areeiro, em São Martinho, com a construção de um parque infantil e a escola de São Filipe, ontem visitada, onde está a ser criada uma nova sala polivalente, novas instalações sanitárias, parque infantil, e melhoria de pavimentos e tectos e pintura do edifício.
No total, as três obras referidas estão orçadas em cerca de 350 mil euros.
Para além desses gastos, Bruno Pereira disse que a edilidade tem à sua responsabilidade o pagamento dos passes escolares do primeiro ciclo das crianças que vivem a mais de 500 metros das respectivas escolas, que representa um valor anual de 50 mil euros pago à Horários do Funchal. As despesas com os produtos de limpeza e higiene dos estabelecimentos de ensino são também pagas pela Câmara.
Bruno Pereira salientou ainda que actualmente, existem no Funchal 31 escolas de primeiro ciclo, com a maioria a oferecer pré-escolar, abrangendo um universo de cerca de quatro mil. 98 por cento do referido parque escolar da capital madeirense é já a tempo-inteiro, correspondendo às alterações ao paradigma familiar, com ambos os pais a trabalharem, o que trouxe a necessidade de a escola se assumir também como um espaço «de ocupação de tempos livres com actividades extra-curriculares». Segundo o autarca, «somente cerca de 250 alunos é que ainda não têm escola a tempo inteiro, nomeadamente os que frequentam os estabelecimentos de ensino do Imaculado, da Chamorra e dos Três Paus.
Quanto ao projecto de melhorias da Escola de São Filipe, que corresponde a um investimento de 125 mil euros, a intervenção tem por «principal objectivo dar continuidade ao processo de beneficiação deste estabelecimento de ensino, já iniciado em 2005, e que veio colmatar algumas lacunas sentidas no funcionamento do dia-a-dia, visando ainda melhorar os eu funcionamento no regime a tempo inteiro, e consistiu essencialmente na construção de um parque infantil, execução de novas instalações sanitárias, criação de uma sala polivalente e remodelação geral dos pavimentos e tectos das salas de aulas, bem como a pintura integral de toda a zona intervencionada», refere a descrição das características gerais da obra.


Paula Abreu


Publicado in Jornal da Madeira em 26 de Agosto de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário