quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Gestão dos Resíduos Sólidos

A questão dos resíduos sólidos urbanos (rsu), ocupa a linha da frente das políticas ambientais da vereação Social-Democrata na Câmara Municipal do Funchal.
Desde há muito que o Funchal se tem destacado pela sua qualidade na gestão dos resíduos sólidos contando, como é óbvio, com a indispensável colaboração dos seus munícipes. Actualmente lideramos, a nível nacional, a recolha selectiva de resíduos apresentando uma taxa de reciclagem da ordem dos 24%. Para tal, muito têm contribuído os sistemas de recolha selectiva porta-a-porta, extensíveis a toda a área urbana do concelho, que permitem, de forma cómoda e eficaz, que os munícipes depositem selectivamente o vidro, o papel e o cartão, bem como os resíduos de embalagens metálicas e de plástico.
Estes resíduos selectivos são então enviados para as unidades recicladoras do Continente, recebendo a Câmara Municipal do Funchal uma contribuição financeira que contribui para o equilíbrio das finanças da Autarquia.
Nesta área da gestão dos resíduos, o modelo nunca se esgota, a sociedade é dinâmica e novas realidades vão surgindo, o que nos obriga, por competência e dever de bem servir a Cidade, a adoptar as medidas de gestão mais vanguardistas, como que uma antecipação ao futuro.
Assim, iniciámos em Agosto deste ano mais uma recolha selectiva porta-a-porta; a dos resíduos orgânicos. Os restos de cozinha e os resíduos de natureza animal ou vegetal constituem quase metade (47%), do lixo total. Ao serem recolhidos selectivamente e enviados para a produção de composto, excelente para uso agrícola ou jardinagem, iremos reduzir significativamente o lixo que é enviado para incineração na Meia Serra, e pelo qual todos pagamos, aumentando consequentemente a taxa de reciclagem.
Para além da questão económica, a ambiental prevalece, e o Funchal cada vez mais posiciona-se num lugar de destaque em prol da sua Qualidade de Vida.

1 comentário:

  1. Mais uma boa iniciativa da CMF, que está sempre a surgir com novas e importantes políticas ambientais. É com orgulho que vejo a minha Cidade do Funchal a liderar na recolha selectiva de resíduos. Espero que se continue com esta grande preocupação ambiental e que também surja uma grande aposta na vertente energética (duas áreas que me fascinam e que espero poder actuar aquando do fim do meu curso).

    ResponderEliminar