segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Estudo de Mobilidade e o Projecto Civitas

Estudo de Mobilidade


• A mobilidade e os transportes são sectores de extrema importância nas cidades contemporâneas. Adequar as infra-estruturas às necessidades de mobilidade da população requer a elaboração de estudos que sustentem as decisões nesta área, tão crucial para o bem-estar dos munícipes. Assim a actual vereação social democrata da Câmara Municipal do Funchal contratou a elaboração do “Estudo de Mobilidade do Município do Funchal, sendo que, este projecto assume-se como um instrumento da maior importância no planeamento da mobilidade no Funchal.
Do estudo resultaram várias propostas que visam:

- Promover o transporte colectivo em detrimento do transporte individual;
- Promover a marcha a pé, com maior incidência nas deslocações de curta duração e no centro da cidade;
- Criar o da Observatório da Mobilidade que recolha, trate e divulgue a informação relacionada com os transportes, de modo a sustentar as decisões nesta área;
- Que a oferta de estacionamento seja a principal variável de controlo da procura do transporte individual.
- Que a promoção de usos do solo contribua para a redução das necessidades de transporte.

Face às conclusões deste estudo, a cidade do Funchal candidatou, com sucesso, ao Programa Comunitário CIVITAS PLUS o projecto CIVITAS MIMOSA que será um dos veículos de concretização das estratégias aí definidas.


Projecto CIVITAS



• A iniciativa CIVITAS, co-financiada pela Comissão Europeia, pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida das cidades europeias.

Este programa está em consonância com as políticas, metas e regulamentações comunitárias, em matéria de eficiência energética, utilização de combustíveis alternativos, redução das emissões atmosféricas (em particular de CO2), aumento da segurança rodoviária, promoção da utilização de transportes públicos e de hábitos de vida mais saudáveis.

O Funchal respondeu a este desafio, tendo-se associado às cidades de Gdansk, Tallinn, Bolonha e Utrecht, numa candidatura designada por CIVITAS MIMOSA – Making Innovation in Mobility and Sustainable Actions.

O objectivo ao aderir ao projecto foi o de aproveitar as sinergias proporcionadas pelo CIVITAS PLUS e assim operacionalizar as medidas de mobilidade sustentável que fazem parte do programa de política municipal, bem como colocar no terreno as propostas do “Estudo de Mobilidade do Município do Funchal” que foi publicamente apresentado em Janeiro de 2008 pela vereação social democrata.
.
Assim, o Funchal está presente no Fórum CIVITAS, associado a 154 cidades europeias, onde contribui activamente para a implementação de políticas de transportes urbanos menos poluentes e mais eficientes.

2 comentários:

  1. Parabéns têm feito um bom trabalho. O Funchal é hoje uma cidade muito mais organizada e dá gosto passear nalgumas ruas que foram fechadas ao trânsito. Ao fechar a Avenida Arriaga ganhou-se um novo espaço que para além de poder andar a pé com as crianças, também dá para as iniciativas como a Feira do Livro e o Mercado das Oportunidades.


    Miguel Camacho

    ResponderEliminar
  2. Muito boas iniciativas, estas de fechar ruas e avenidas, mas lanço um repto, fechem a faixa norte da avenida do mar, retirem as camionetas do centro da avenida do mar e das comunidades madeirenses, como ja esta projectado, o corte da estrada seria entre a retunda da autonomia e a retunda sa carneiro, essa zona seria feito um parque subterraneo e um jardim na parte de cima. Na parte sul da avenida do mar faria ciclovia e faixa para ligeiros de dois sentidos. Eu apreciaria muito. Em frente sr presidente e equipa. Joao Vieira

    ResponderEliminar