segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CMF ganha conselheiro para a mobilidade

A candidatura do Funchal ao comité de aconselhamento do comissário europeu dos Transportes foi aceite e, a 19 de Outubro, Bruno Pereira, o vice-presidente da Câmara, tomará posse na Polónia como conselheiro para as políticas de mobilidade e de transportes urbanos. Esta é mais uma consequência do facto da cidade integrar o novo quadro do programa Civitas, o Civitas Plus.

Ao ser aceite pela Direcção Geral da Energia e Transportes, o vice-presidente da Câmara do Funchal passará a integrar um grupo restrito de conselheiros que tem por missão ajudar o comissário europeu a elaborar o livro branco das políticas de transportes urbanos. Deste livro irão constar as orientações da União Europeia para os próximos anos para o sector. A tomada de posse é a 19 de Outubro na cidade polaca de Cracóvia, uma das 160 urbes europeias que fez parte dos projectos do programa Civitas. E, nesta ida à Polónia, Bruno Pereira tentará estabelecer contactos para trazer para o Funchal a realização de uma das próximas reuniões anuais deste programa europeu. Ainda não se sabe se para 2011 ou se para 2012. Além da entrada no grupo de conselheiros e da candidatura para organizar uma das próximas reuniões, o Funchal faz parte de um dos cinco projectos do programa Civitas, o Civitas Plus que se irá estender até 2012. O projecto que a capital madeirense integra é o Mimosa do qual fazem também parte a cidade polaca de Gdansk, a italiana Bolonha, a holandesa Utrecht e a capital da Estónia. Tallin. Em Portugal, apenas mais duas cidades se candidataram ao Civitas Plus: Porto e Coimbra.

Do conjunto das cidades que integram o Civitas-Mimosa, o Funchal é a que tem objectivos mais modestos até 2012. A capital madeirense propõe-se reduzir em 10% as emissões de dióxido de carbono (CO2) através da introdução de autocarros eco. Além disso, quer aumentar em 30% o número de utilizadores de transportes públicos com as linhas verdes e promover uma campanha de uso de ciclovias.

Comparados com os outros projectos, os objectivos do Funchal são modestos. Em Bolonha, a proposta é de uma redução de 50% das emissões de CO2, em Tallin, a redução deverá ser de 40%. As propostas de Utrecht são diferentes e passam pela reconversão de todos os autocarros para os Euro5 e a aquisição de 1.500 bicicletas públicas. Quando a Gdansk - a cidade tornada conhecida pelas greves do Solidariedade nos anos 80 - a ideia é promover o uso dos transportes públicos e acabar com o vandalismo nestes meios com a instalação de um sistema de vigilância interno.


Marta Caires

Publicado no Diário de Notícias em 3 de Outubro de 2010

1 comentário:

  1. Todas a iniciativas que elevem a nossa Cidade a um patamar mais elevado de qualidade ambiental são bem-vindas. O ambiente agradece, mas todos ficam a ganhar!!!
    Melhores transportes, mais mobilidade, questões pertinentes numa grande Cidade!

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